ConcertinoPortal de pesquisa da música clássica

Os mais famosos compositores da linha do tempo

CAVALLERIA RUSTICANA

Última modificação : Quarta, 15 Julho 2015 17:02



PIETRO MASCAGNI (1863-1945)

ITALIANO – ESCOLA NACIONALISTA ITALIANA - 60 OBRAS 


CAVALARIA RÚSTICA

 

Melodramma em um ato

Ano da composição: 1889

Data da estreia: 17 de maio de 1890, Teatro Constanzi, Roma, Itália

Libreto: Giovanni Targione-Tozzeti e Guido Menasci, com base na peça de Giovanni Verga.

 

 

Importante compositor e regente da época, Mascagni é conhecido, sobretudo, como criador de óperas, embora também tenha escrito canções, peças para piano e música orquestral. Mascagni conquistou fama súbita quase por acaso: sem ele saber, sua mulher inscreveu a partitura de Cavalleria rusticana em um concurso de óperas em um ato, e venceu. A rápida popularidade internacional da obra levou outros compositores a criar óperas estilo verista - termo que se refere à descrição autêntica da vida cotidiana na obra de arte -, mas Mascagni nunca repetiria o sucesso.

 

 

Esta peça é baseada num conto de Giovanni Verga e aborda um caso de amor proibido, traição e vingança ambientado no interior da Sicília. Embora haja poucas novidades formais na ópera, Mascagni ateve-se ao formato padrão de árias e recitativos - sua originalidade reside na inserção da realidade cotidiana no mundo da ópera. Na tentativa de criar uma sensação de realismo, ele usou muito do linguajar vulgar na peça, adaptando-o à uma música singela e de apelo popular. A partitura estabelece o clima com um coro e um hino de Páscoa, mas logo as árias e os duetos passam a conduzir o drama. O solo mais conhecido é o de Santuzza, "Voi lo sapete, o mamma".

 

 

Mascagni e Leoncavallo

Nomes sempre associados, no fim do século XIX levaram o movimento literário italiano chamado verismo, ou "realismo", para a ópera, cada um deles com uma única obra memorável: Cavalleria rusticana, de Mascagni, e Pagliacci , de Leoncavallo. Essas duas breves óperas costumam ser apresentadas juntas.

 

 

Vídeo


Vídeo - Intermezzo


 

 

 

 

Fontes:

Guia Ilustrado da Ópera Zahar

Guia Ilustrado da Música Clássica Zahar