ConcertinoPortal de pesquisa da música clássica

Os mais famosos compositores da linha do tempo

DANÇAS ESPANHOLAS

Última modificação : Terça, 07 Junho 2016 15:48



ENRIQUE GRANADOS (1867-1916)

ESPANHOL – ESCOLA NACIONAL ESPANHOLA E LATINA – 25 OBRAS

 

AS DOZE DANÇAS ESPANHOLAS – OP.37

 

Série de 12 breves peças pianísticas evocando a música espanhola, sem ser literalmente um arranjo de melodias folclóricas. Não se sabe ao certo as datas exatas de composição de cada uma delas, só que foram escritas entre 1892 e 1900. Granados declarou que a maioria delas é de 1883, quando tinha 16 anos de idade.


Cabe a possibilidade de que, escritas na sua juventude, foram revisadas mais tarde, pois a maestria, elegância e o domínio rítmico indicam um compositor maduro. Seja como for, estas obras constituem uma das maiores contribuições ao piano espanhol do século XIX.


Em 1892, três delas foram executadas numa versão orquestral, o que difundiu ainda mais o nome de Granados.

 

 

. DANÇA ESPANHOLA Nº1: Minueto – Allegro andante, é uma espécie de bolero em Sol maior, que Granados dedicou a Amparo Gal, sua futura esposa. Começa com um Allegro, que modula para o modo menor na tranquila parte central, poco andante, retornando à parte inicial.


Vídeo


 

. DANÇA ESPANHOLA Nº2: Orientale - Andante, é uma bela dança, escrita em dó menor. A primeira parte é um andante em que a mão esquerda faz a harmonia, enquanto a direita entoa a melancólica melodia principal. A parte central, lento assai, caracteriza-se pelo lirismo sentimental.


Vídeo


 

. DANÇA ESPANHOLA Nº3: Fandango ou Dança Galega - Energico. Está na tonalidade de Ré maior e caracteriza-se pelo lirismo e ritmo.


Vídeo


 

. DANÇA ESPANHOLA Nº4: Villanesca -  Allegro  alla pastorale, seu ar suave e melodioso é seu maior encanto. A canção e o estribilho da parte central derivam do tema principal.


Vídeo


 

. DANÇA ESPANHOLA Nº5: Andaluza ou Playera - Andantino, quasi allegretto. É a mais conhecida de todas as danças e tem verdadeiro clima flamenco.


Vídeo


 

. DANÇA ESPANHOLA Nº6: Rondalla aragonesca – Allegretto poço a poço accelerando. Esta é uma verdadeira dança, com uma primeira parte brilhante e de difícil execução para o pianista.


Vídeo


 

. DANÇA ESPANHOLA Nº7: Valenciana ou Calesera - Allegro arioso, em Sol maior. Trata-se de uma dança valenciana com sincopas e ritmo sustentado, numa evocação estilizada à dança popular. Granados dedicou-a a César Cui.


Vídeo


 

. DANÇA ESPANHOLA Nº8: Sardana – Assai moderato, uma homenagem à sua terra natal. Esta sardana aparece através de seu ritmo peculiar, com caráter melódico variado e original. Está na tonalidade de dó menor.


Vídeo


 

. DANÇA ESPANHOLA Nº9: Mazurka ou Romântica - Molto allegro brilhante em si bemol menor. Alguns estudiosos tem visto nela um zortzico vascão , mas o ritmo é diferente. Outros acham que tem uma proximidade com o chotis. Também há quem a considere uma peça romântica.


Vídeo


 

. DANÇA ESPANHOLA Nº10: Danza triste ou melancólica - Allegretto em Sol maior. É uma das mais conhecidas da série.


Vídeo


 

. DANÇA ESPANHOLA Nº11: Zambra – Largo a piacere – Andante com moto, é uma formosa e inspirada página que mostra reminiscências da música de raízes mouriscas junto ao virtuosismo e rigor habituais em Granados.


Vídeo


 

. DANÇA ESPANHOLA Nº12: Arabesca - Andante. É de inspiração mourisca, como a anterior e trata-se, também, da última dança da série. Peça de grande delicadeza, a melodia da parte central tem uma graça muito especial.


Vídeo