ConcertinoPortal de pesquisa da música clássica

Os mais famosos compositores da linha do tempo

124 anos sem Tchaikovsky

Última modificação : Segunda, 02 Janeiro 2017 14:17


 

 

Piotr Ilyitch Tchaikovsky teve uma vida complicada cheia de altos e baixos que se refletiram em suas músicas emotivas e carregadas se sentimento. O garoto prodígio nasceu em 1840 na cidade de Votkinsk, Rússia, e aos cinco anos já tocava piano. Hoje, Tchaikovsky é considerado um dos compositores mais populares da música clássica. Apesar do sucesso crescente, a vida solitária e amargurada o mantinha à margem da sociedade e, após tentativas de suicídio, morreu em 06 de novembro de 1893, aos 53 anos, após contrair cólera.

 

Comece ouvindo “Piano Concerto No.1 In B Flat Minor, Op.23, Part 1”: http://bit.ly/PvM0q6


Saiba mais sobre esse concerto


 

MORTE

 

Tchaikovsky morreu no dia 06 de novembro de 1893, em São Petersburgo.  Embora a versão oficial relate que o compositor morreu por cólera após ingerir um copo de água infectada, há rumores de que existam outras possíveis causas para sua morte. Conta-se que em uma reunião com amigos da escola de direito, Tchaikovsky foi aconselhado por um colega a cometer suicídio caso não quisesse que seu envolvimento com um rapaz da aristocracia russa se tornasse público. Coincidentemente, poucos dias após a reunião o músico faleceu. O que se pode afirmar é que havia arsênico na água que bebia, mas nunca saberemos se a substância foi colocada propositalmente em sua bebida ou se realmente foi suicídio.

 

Confira “Swan Lake, Lago dos Cisnes" - A dança do cisne negro: http://bit.ly/Xdo2aO

 

Saiba mais sobre O Lago dos Cisnes


 

OBRAS

 

Boa parte dos trabalhos Tchaikovsky é composta por obras sinfônicas. Entretanto, suas maiores composições completamente bem-sucedidas são os balés. Com “O lago dos cisnes”, “A Bela Adormecida” e “O Quebra-Nozes”, ele conseguiu exaltar o gênero, que até então era visto com inferioridade. Com essas obras pôde se destacar e desenvolver virtudes orquestrais que nenhum outro compositor havia demonstrado.

 

Confira “Sleeping Beauty Waltz”: http://bit.ly/SHOMgn

 

 

RELACIONAMENTOS

 

Para tentar omitir rumores sobre sua sexualidade, Tchaikovsky se casou com Antonina Miliukova, aluna do Conservatório de Música, e com ela ficou por 15 dias. Durante esse período não mantiveram relações sexuais e, para se distanciar da jovem, fez uma longa viagem por cidades europeias e tentou o divórcio à distância. Em uma carta enviada a uma amiga, Tchaikovsky escreveu: "Você pergunta se eu conheci outro amor que não o platônico. Sim e não. Se a questão me tivesse sido colocada de outra forma: 'Você experimentou a felicidade de um amor completo? ', minha resposta seria: não, não e não! Mas pergunte-me se sou capaz de compreender a força imensa do amor, e eu lhe direi: sim, sim e sim!".

 

Confira “O Quebra-Nozes, Dança da Fada Açucarada”: http://bit.ly/RDLfhA

 

Saiba mais sobre o balé O Quebra-Nozes


 

INFLUÊNCIAS

 

Tchaikovsky possuía influências ocidentais, tendo W.A.Mozart como grande ídolo e mestre. Chegou a ter contato com um grupo formado por compositores que criavam músicas baseadas na cultura popular russa, mas opôs-se ao nacionalismo exagerado dos músicos. “Don Giovanni” foi a primeira obra de Mozart que atraiu Tchaikovsky. Antes só conhecia a ópera italiana que dominava o cenário russo. "A música de Mozart fez nascer em mim um êxtase. Devo a Don Giovanni o fato de ter-me dedicado inteiramente à música", afirmou.

 

Confira “Waltz of Flowers”: http://youtu.be/XwgOWDUlDgY

 

Continue lendo sobre o compositor: http://bit.ly/QXE2Y0 




"Nunca estou longe do piano; me alegra quando estou triste." - Pyotr Ilyich Tchaikovsky