ConcertinoPortal de pesquisa da música clássica

Os mais famosos compositores da linha do tempo

CONTRAFAGOTE

Última modificação : Sexta, 13 Maio 2016 15:25



Classificação Hornbostel-Sachs: instrumento de sopro


Etimologia. Veja o étimo de fagote, quando se trata também do fr. basson. O it. contrafagotto e fagottone, fr. contrebasson, ing. double basson, al. Kontrafagott, esp. contrafagot, port. contrafagote são formados segundo aquelas bases acima referidas. O fr. contrebasson é sobre basson (1613), e se documenta no século XVIII, segundo o modelo anterior do it. contrafagotto, do mesmo século. São do século XVIII ainda o al. Kontrafagott e o ing. double basson, o alemão ao molde italiano, o inglês ao francês. O esp. contrafagot e port. contrafagote são do século XIX; para o português, Morais Silva (1813), que já registra fagote, ainda não o faz para com contrafagote.

 

Definição. Instrumento de sopro da família do oboé, de tubo cônico e palheta dupla. Tem 6,20m de comprimento – partindo da palheta até a campana – o que exige que seu tubo seja dobrado sobre si mesmo quatro vezes. É o instrumento mais grave da orquestra. Teoricamente tem a mesma extensão do fagote, mas ressoa à oitava inferior da nota escrita. Sua música também é escrita nas claves de fá na quarta linha e de dó na quarta linha.

 

História. Teria sido usado pela primeira vez por Georg Friedrich Haendel (1685-1759) em 1727, mas sem continuidade, devido a alguns defeitos iniciais do instrumento. Os aperfeiçoamentos que lhe trouxe J.A.Heckel (1812-1877), despertaram o interesse dos compositores.

 

Foi utilizado no oratório Die Schöpfung (A Criação), de Haydn, na cena da prisão de Fidélio, de Beethoven, na ópera Salomé, de Strauss, em Ma mère l´ove (Minha Mãe Gansa), de Ravel.


Vídeo





Fonte: Enciclopédia Mirador Internacional