ConcertinoPortal de pesquisa da música clássica

Os mais famosos compositores da linha do tempo

Homenagem ao Dia da Mulher

Última modificação : Sexta, 11 Março 2016 16:45


 

 

Em 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos em NY manifestaram-se a fim de conseguir melhores condições de trabalho e salários que se equiparassem ao dos homens. Essas mulheres foram trancadas na fábrica – que foi incendiada - e morreram carbonizadas. Em homenagem a esse ato de coragem, o dia 8 de março ficou conhecido mundialmente como o dia das mulheres. Selecionamos neste artigo 4 grandes intérpretes para que você reviva a trajetória.

 

 

Édith Piaf

 

Édith Piaf encantou o público francês de música de salão, mas foi reconhecida internacionalmente pelo seu talento no estilo “chanson”. Interpretava, de forma quase teatral, clássicos da música francesa e se transformou na maior intérprete da música francesa do século 20. Piaf participou de diversos filmes, contracenando com grandes nomes do cinema. Os filmes, em sua maioria, a tinham como personagem principal.  Sua vida dramática e repleta de música e tragédias amorosas originou grandes longas, como "Piaf, Um Hino ao Amor" (2007). Entre as décadas de 40 e 60, Piaf gravou cerca de 300 canções compostas por ela ou para ela.

 

Entre seus maiores sucessos está "La vie en rose". Confira: https://youtu.be/kFzViYkZAz4


 

Carmen Miranda

 

Além de gravar músicas de vários compositores e fazer sucesso nas rádios, brilhando na Argentina, Chile e Uruguai, Carmen Miranda participou de muitos filmes. Chegou a receber o maior salário até então pago a uma mulher nos Estados Unidos. Seu estilo eclético fez com que seja seu nome seja sempre lembrado como a precursora do tropicalismo. Sua personagem com saltos altos, as frutas na cabeça e as roupas que deixavam sua barriga à mostra encantou o público durante décadas e trouxe, à cantora, uma agenda congestionada. Ela popularizou o samba, um ritmo novo que introduziu nos Estados Unidos - apesar de seu gosto pelo tango, primeiro ritmo que interpretou no início de sua carreira no Brasil.

 

Entre seus maiores sucessos “Tico-tico no fubá” de Zequinha de Abreu. Confira: http://bit.ly/13tGOOB

 


Ella Fitzgerald

 

Conhecida mundialmente como a "primeira-dama do Jazz", o estilo de Ella Fitzgerald foi bastante imitado nos anos 50 e 60. Ela conquistou um lugar de destaque no mundo da música com sua voz suave, madura e sedosa. Ao longo de sua carreira, trabalhou com grandes nomes da música, como Duke Ellington e Louis Armstrong. Ella pode não ter realizado o sonho adolescente de se tornar dançarina, mas para a alegria de seus inúmeros fãs, seus vocais alcançaram uma beleza e elegância jamais ouvidas.

 

Entre seus maiores sucessos está “Lullaby Of Birdland”. Confira: http://youtu.be/UY8zK4R9oE8


 

Sarah Vaughan

 

Com seu temperamento forte e um pleno domínio da voz, Sarah Vaughan foi uma das maiores representantes do jazz. Ela desenvolveu cedo um amor pela música popular, ouvindo gravações e rádio. Em sua infância, Sarah cantava na igreja frequentada por seus pais e, incentivada por eles, teve aulas de piano - que a ajudaram a se tornar uma artista completa.

 

Entre seus maiores sucessos está “Over the rainbow”. Confira: http://bit.ly/VSB7Fj