ConcertinoPortal de pesquisa da música clássica

Os mais famosos compositores da linha do tempo

121 anos sem Clara Schumann

Última modificação : Segunda, 02 Janeiro 2017 14:16


 

 

Clara Schumann foi uma das mais famosas compositoras do século XIX. Conheceu seu marido, Robert Schumann, quando o compositor (que ainda era aspirante) fazia aulas com seu pai, Friedrich Wieck. Clara nasceu em 13/09/1819 e morreu em 20/05/1896, vítima de um acidente vascular cerebral.Quando os pais de Clara Schumann se divorciaram, ela passou a viver com seu pai. Friedrich Wieck lhe ensinou as primeiras lições de piano quando ela tinha apenas 5 anos. A disciplina rígida de Wieck teve um papel fundamental na formação da filha.  Em pouco tempo, Clara revelou o seu talento e passou a se apresentar em diversas salas de espetáculo da Europa, na época com apenas 13 anos.

 

Continue lendo sobre a compositora: http://bit.ly/PdRebQ

 

Vídeo: http://bit.ly/12oJf0K

 


Aos 14 anos, Clara Schumann compôs “Concerto para piano em lá menor”, que foi apresentado por ela mesma como solista aos 16 anos, sob a regência de Felix Mendelssohn. Clara fez sua primeira turnê pela Europa durante um conflito judicial que terminou cinco anos depois, em 1840, quando ela completou 21 anos e conseguiu, nos tribunais, permissão para se casar com Schumann, contrariando a vontade paterna. Wieck ficou furioso, pois Robert tinha problemas com bebida, fumo e crises depressivas.

 

Vídeo: http://bit.ly/13FBLcA

 


Clara e Robert Schumann trabalharam juntos por anos, apesar das personalidades distintas. Com o tempo, as diferenças entre o casal começaram a aparecer já que Robert exigia silêncio para compor e Clara precisava abdicar do piano para não atrapalhar a concentração do marido. Ela precisou, durante um período, interromper sua carreira para assegurar a educação dos 8 filhos. Quando se viu sozinha com as crianças, após a internação do esposo por depressão crônica, passou a dar aulas de piano, compor concertos e conseguiu, enfim, alavancar sua carreira.

 

Continue lendo sobre Robert Schumann: http://bit.ly/116AENE

 

Vídeo: http://bit.ly/12GwznK


 

Brahms estava morando com Schumann, na condição de aprendiz, quando os sintomas de loucura se manifestaram com maior nitidez no compositor. Alguns biógrafos contam que, neste período, e por um longo tempo após a morte de Schumann, o jovem Brahms e a viúva Clara teriam vivido um caso de amor secreto.

 

Vídeo: http://bit.ly/ZpWMGS






Frase ClaraSchumann