ConcertinoPortal de pesquisa da música clássica

Os mais famosos compositores da linha do tempo

Homenagem ao maestro Eleazar de Carvalho

Última modificação : Quinta, 12 Fevereiro 2015 16:44


 

 

Eleazar de Carvalho nasceu em 28/06/1912. Sua formação foi ministrada por Sergei Koussewitzky, que por sua vez a recebeu diretamente de Tchaikovsky. O maestro Eleazar de Carvalho esteve à frente das maiores orquestras do mundo, incluindo Boston, Viena, Israel e todas as importantes orquestras da França, Bélgica e Itália. No Brasil, foi diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica Brasileira, Sinfônica Municipal de São Paulo, Sinfônica de Porto Alegre, Sinfônica de Recife, Sinfônica da Paraíba, e dede 1972 até sua morte foi diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Em 2012, ano que completaria 100 anos, recebeu diversas homenagens culturais. Vamos relembrá-las?


 

SEMANA ELEAZAR DE CARVALHO

 

A criação da Semana Eleazar de Carvalho como parte oficial das comemorações do Estado de São Paulo foi uma forma de agradecimento ao maestro pelos serviços prestados por ele à cultura brasileira. Organizada no mês de novembro, a Semana promoveu atividades de concertos, masterclasses e a realização do Concurso Jovens Solistas e Regentes.

 

Confira o vídeo da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.  Foi o penúltimo concerto regido por Eleazar de Carvalho: http://youtu.be/AxsRU24b_p8


 

ORQUESTRA DE CÂMARA ELEAZAR DE CARVALHO

 

A Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho foi fundada em 22 de dezembro de 1996. Referencial da música erudita no Estado do Ceará, ela desenvolve um trabalho artístico de expressiva qualidade e elevado nível técnico. A ORCEC foi reconhecida como Projeto de Utilidade Pública em 2001, tendo recebido apoios por meio da lei estadual de incentivo à cultura. Hoje é formada por 27 músicos de cordas (violinos, violas, violoncelos e contrabaixos), e sua programação artística já contou com a presença de diversos regentes convidados e mais de cem solistas entre músicos nacionais e do exterior.

 

Confira o vídeo da Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho sob a regência do Maestro italiano Manfredo Dorindo: http://youtu.be/kST8hC1INVg


 

FESTIVAL ELEAZAR DE CARVALHO

 

O Festival Eleazar de Carvalho é um evento organizado pela Fundação Eleazar de Carvalho. Fez parte das comemorações do Centenário do Maestro e promoveu concertos diários com artistas renomados, direcionados ao público em geral a fim de difundir a música erudita, formar profissionais de música e promover a formação de plateia.

 

Confira: http://youtu.be/errqrfBJV8Q


 

SELO ELEAZAR DE CARVALHO

 

Em 2012, a Prefeitura de Iguatu, Ceará, adquiriu 12 mil selos e carimbo dos Correios em homenagem ao centenário de nascimento do maestro Eleazar de Carvalho, que nasceu em 28 de junho de 1912. Durante o mês de maio daquele ano, todas as correspondências postadas na cidade levaram o carimbo com a foto estilizada, imagem de partituras e a inscrição "Centenário de Eleazar de Carvalho".

 

Confira o vídeo da OSESP em ensaio com o Maestro Eleazar de Carvalho: http://youtu.be/LSSn2xuKZh8



Continue lendo sobre Eleasar de Carvalho