ConcertinoPortal de pesquisa da música clássica

Os mais famosos compositores da linha do tempo

157 anos de Gustav Mahler, Os

Última modificação : Segunda, 02 Janeiro 2017 14:19


 

 

Gustav Mahler foi considerado o porta voz das transformações musicais na virada do século 20. Respeitado pelos estudiosos como um dos grandes regentes da história, Mahler alcançou, em 1897, o cargo musical mais cobiçado de toda a Europa naquela época: a cadeira de Maestro Titular da Ópera Imperial de Viena, onde permaneceu por uma década.


 

Gustav Mahler nasceu no dia 07/07/1860 e morreu em 18/05/1911. Seu estilo expandiu a orquestra tanto em sonoridade como em tamanho. Suas obras caíram no esquecimento durante um curto período, em virtude da oposição da Alemanha à músicos judeus, mas tornaram-se populares no final do século 20.


Saiba mais sobre Mahler: http://bit.ly/NzIwGE

 

Conheça a Sinfonia Nº 1, em Ré Maior: http://bit.ly/15atkXp

 

 

A incessante busca pela perfeição em suas composições afetou o casamento de Gustav Mahler com Alma Schindler - 20 anos mais jovem e descrita como uma das mais belas mulheres de Viena. Freud, que chegou a fazer tratamentos com o casal Mahler, nunca soube resolver o problema entre os dois. Segundo o psiquiatra, grande parte da culpa era do compositor, que havia se tornado um maníaco por perfeição.

 

Conheça a Sinfonia Nº 2, em dó menor: http://bit.ly/17OkL8C

 


Mahler compôs sinfonias bastante complexas. Seja pelas técnicas de composição ou nas execuções, o grau de dificuldade era alto tanto para os ouvintes quanto para os regentes. Suas obras são conhecidas, também, por serem longas. Poucas de suas composições cabem integralmente em um CD. Além da complexidade do conteúdo, suas obras têm difícil interpretação pelo número de instrumentos e sons exigidos. Seus ensaios exaustivos renderam, à Mahler, fama de excêntrico.

 

Conheça a Sinfonia Nº 5, em dó sustenido menor: http://bit.ly/18qvKEv

 

 

O fascínio de Mahler e o seu medo da morte estavam expostos em suas obras. Entre as variadas temáticas de suas composições, estavam presentes a busca pela vida eterna e a luta pela salvação das almas. Seu repertório também conta com a busca por notas que pudessem imitar os sons da natureza.

 

Conheça a Sinfonia Nº 6, em lá menor: http://bit.ly/19Oc6jF