ConcertinoPortal de pesquisa da música clássica

Os mais famosos compositores da linha do tempo

Antonio Salieri

Última modificação : Sexta, 27 Maio 2016 15:18


 


Ao longo de sua carreira, Salieri desempenhou um papel importante na música clássica do século XIX e foi professor de compositores famosos como Ludwig van Beethoven, Franz Liszt, e Franz Schubert. “Eu matei Mozart. Eu matei Mozart.” É essa frase marcante, atribuída a Salieri, que faz com que o compositor seja lembrado nos dias de hoje, mesmo sem saber ao certo se ele a proferiu de fato. No entanto, o trabalho de Salieri na música clássica vai muito além de frases supostamente ditas. Além de ter composto dezenas de óperas, Salieri deu aulas a alguns dos maiores compositores da história e inspirou sonatas de Beethoven.

Conheça o Adágio do Concerto para pianoforte em Si bemol Maior: http://bit.ly/18ga6Od

 

 

Natural de Veneza, Salieri era um músico de talento, tanto que, aos 16 anos, foi notado pelo compositor da corte austríaca, que o levou para Viena. Em 1770, fez sua estreia com a ópera Le Donne Letterate. O momento alto da fama chegou quatro anos depois, quando ele assumiu o cargo de diretor da orquestra do Teatro Municipal de Viena. Naquela época, poucos tinham o privilégio de ganhar dinheiro com a música.

"Variations on La Folia de Spagna”, é outro grande sucesso do compositor. http://bit.ly/AqRkk9

 


Salieri alcançou uma elevada posição social, sendo frequentemente associado com outros celebrizados compositores, como Joseph Haydn ou Louis Spohr. Desempenhou um papel importante na música clássica do século XIX e ensinou compositores famosos como Ludwig van Beethoven, Carl Czerny, Johann Nepomuk Hümmel, Franz Liszt, Giacomo Meyerbeer, Ignaz Moscheles, Franz Schubert e Franz Xaver Süssmayr. Ensinou também ao filho mais novo de Mozart, Franz Xaver.

 

Ouça a Sinfonia Veneziana, outra grande composição de Salieri. http://bit.ly/15dtdGP

 

 

Salieri foi enterrado no Matzleinsdorfer Friedhof (os seus restos mortais foram transferidos mais tarde para o Cemitério Central de Viena), Áustria. No seu serviço fúnebre, o seu próprio Réquiem em dó menor – composto em 1804 – foi executado pela primeira vez.

 

Aqui você encontra o vídeo do Réquiem em dó menor: https://youtu.be/AO7xz7qTrlI

 

Saiba mais sobre Salieri.