ConcertinoPortal de pesquisa da música clássica

Os mais famosos compositores da linha do tempo

Antonio Carlos Gomes

Última modificação : Sábado, 16 Setembro 2017 14:46



 

Natural de Campinas, Antonio Carlos Gomes é considerado um dos maiores compositores clássicos brasileiros. É dele importantes composições como Missa de São Sebastião, a ópera Lo Schiavo e a grandiosa O Guarani. De família humilde, o músico teve de superar todas as dificuldades da infância para ter seu nome imortalizado na história.

 

A vida de Antônio Carlos Gomes foi, sempre, marcada pela dor. Muito criança ainda, perdeu a mãe, tragicamente, assassinada aos vinte e oito anos. Seu pai vivia em dificuldades, com diversos filhos para sustentar. Com eles, formou uma banda musical, onde Carlos Gomes iniciou seus passos artísticos. Desde cedo, revelou seus pendores musicais, incentivado pelo pai e depois por seu irmão, José Pedro de Sant'Ana Gomes, fiel companheiro das horas amargas.

Continue lendo sobre o compositor: 
http://bit.ly/1emlUWN

 


É na banda do pai, que mais tarde Carlos Gomes viria a substituir, que ele vai fazer, em conjunto com seus irmãos, as primeiras apresentações em bailes e em concertos. Nessa época, Antônio Carlos Gomes alternava o tempo entre o trabalho numa alfaiataria costurando calças e paletós, e o aperfeiçoamento dos seus estudos musicais. Aos quinze anos de idade, compõe valsas, quadrilhas e polcas. Aos dezoito anos, em 1854, compõe a primeira missa, Missa de São Sebastião, dedicada ao pai e repleta de misticismo.

 

Confira a Gloria - Cum Sancto Spiritu, da Missa de São Sebastião - http://bit.ly/x9HoJ7

 

 

Em 4 de setembro de 1861, foi cantada, no Theatro da Ópera Nacional, A Noite do Castelo, o primeiro trabalho de fôlego de Antônio Carlos Gomes, baseado na obra de Antônio Feliciano de Castilho e dedicada a Dom Pedro II. Constituiu uma grande revelação e um êxito sem precedentes, nos meios musicais do País. Carlos Gomes foi levado para casa em triunfo por uma entusiástica multidão, que o aclamava sem cessar. O Imperador, também entusiasmado com o sucesso do jovem compositor, agraciou-o com a Imperial Ordem da Rosa. Carlos Gomes conquistou logo a Corte.

 

Confira a obra A Noite no Castelohttps://youtu.be/H_oduDgyI24

 

 

A ópera “O Guarani”, criada por Carlos Gomes e baseada no livro homônimo de José de Alencar, foi o primeiro sucesso de uma obra musical brasileira no exterior. Carlos Gomes começou sua composição entre 1867 e 1868, mas ela só foi finalizada mais tarde e teve sua estreia em grande estilo, no dia 19 de março de 1870, no Teatro Alla Scalla de Milão, na Itália. No mesmo ano, em razão das comemorações do aniversário de Dom Pedro II, “O Guarani” foi encenado no Rio de Janeiro, em 02 de dezembro. Em 1879, a ópera rodou o mundo e foi apresentada em cidades como Livorno, Milão, Moscou e Pittsburg.


Conheça mais sobre esta grandiosa composição

Confira a abertura da obra: https://youtu.be/TmlyMg5Ehgc