ConcertinoPortal de pesquisa da música clássica

Os mais famosos compositores da linha do tempo

LIRA

Última modificação : Sábado, 19 Outubro 2013 18:23


 

Instrumento de cordas dedilhadas que consiste em um corpo e dois braços em forma de U. As récitas poéticas dos antigos gregos eram acompanhados pelo seu som, ainda que o instrumento não tivesse origem helênica. O gênero de instrumento a que pertence a lira terá tido o seu alvorecer na Ásia, inferindo-se que terá entrado na Grécia através da Trácia ou da Lídia. Enquanto que os primeiros intérpretes, heróicos, e aqueles a quem se reconhecem melhoramento no instrumento eram das colônias da Iónia, da Eólia ou da costa adjacente ao Império Lídio, os mestres propostos pela mitologia grega eram Trácios: Orfeu, Museu e Tamíris.

 

A estrutura de uma lira consiste num corpo oco - caixa de ressonância - do qual partem, verticalmente, dois braços - montantes -, que, por vezes, também são ocos. Junto ao topo, os braços ficam ligados a uma barra - o jugo - que liga as cordas até outra saliência de madeira transversal - o cavalete - disposta junto à caixa de ressonância e que lhe transmite as vibrações das cordas. As cordas são percutidas com a ajuda de um plectro.

 

Descrita pela primeira vez na arte suméria, por volta de 3.000 a.C., foi amplamente usada no Egito e na Grécia, atribuindo os gregos sua origem a Apolo ou a Orfeu. O número primitivo de cordas era de três, feitas de tripa ou linho. Esse número aumentou progressivamente, chegando a 12.

 

No Império Bizantino e na Grécia moderna, liras são instrumentos tocados com arco. Na música tradicional grega viva, há três tipos predominantes de lira: a lira cretense, a lira de Constantinopla - polítiki lyra - e a lira do Ponto - pontiakí lyra. São instrumentos pouco menores do que um violino, com três cordas, que se tocam apoiados no colo. As liras desempenham papel de instrumentos de solo na música grega.

 

Instrumentos semelhantes estiveram em uso na Europa medieval, alguns dos quais eram tocados com arco. Vários tipos de lira sobreviveram na África, sendo o mais conhecido a lira etiópica; o instrumento é usado para executar música ritual.

 

Vídeo

 

 

 

Fontes:

. Dicionário de Música Zahar

. Dicionário Enciclopédico da Música e Músicos, Robert Fux