ConcertinoPortal de pesquisa da música clássica

Os mais famosos compositores da linha do tempo

TÍMPANOS

Última modificação : Sexta, 20 Dezembro 2013 18:00


Família: Percussão

Diâmetros: 58,5cm; 63,5cm; 71cm ou 76cm;

Clave usada: Fá na 4ª linha

 

O tímpano é o único tambor da orquestra que produz notas de altura definida. A membrana do tímpano, de couro de bezerro ou plástico, é esticada sobre uma bacia de cobre. A tensão da membrana ou pele é regulada ao se apertarem os parafusos em forma de "T" que estão colocados em volta da borda do tímpano. Ao aumentar-se a tensão da pele, obtém-se notas mais agudas; ao diminuir-se a tensão, obtém-se as notas mais graves. Os tímpanos afinados por pedal (ou "cromáticos") são comumente usados hoje em dia produzindo notas de alturas diferentes bem mais rapidamente, sendo a tensão da pele regulada por um pedal. Os compositores modernos às vezes indicam na partitura que a altura da nota deverá ser mudada ao mesmo tempo em que se percute o tímpano.

 

O timpanista pode percutir com golpes isolados, ou rufar, percutindo com as baquetas direita e esquerda, alternadamente, com muita rapidez; também é possível executar ritmos extremamente complexos com grupos de até quatro tímpanos. A cabeça das baquetas pode ser feita de feltro, espuma de borracha, cortiça ou madeira. O grau de dureza das cabeças das baquetas afeta o ataque, o volume e o timbre.

 

Os timpanistas tocam somente os tímpanos, deixando os outros instrumentos especificados pela composição para serem tocados pelos outros percussionistas.

 

Os tímpanos foram incorporados à orquestra no século XVII. Por muito tempo, os tímpanos foram os únicos instrumentos de percussão admitidos na orquestra.



Timpanos Wikipedia

USAFE Band Timpanist

© Wikipedia.org


 

Vídeos:

Nielsen: Finale da Sinfonia nº 4 (dois jogos de tímpanos)

Berlioz: "Tuba mirum", do Réquiem (10 percussionistas - 16 tímpanos)

Bartók: Terceiro movimento da Música para cordas, percussão e celesta (tímpanos de pedal)



 

 

Fonte:

Instrumentos da Orquestra, Roy Bennett