ConcertinoPortal de pesquisa da música clássica

Os mais famosos compositores da linha do tempo

INSTRUMENTOS AFRO-BRASILEIROS

Última modificação : Quarta, 24 Agosto 2016 14:44


 

Afoxé: instrumento do tipo idiofone, tradicional do Brasil, mas de origem africana, constituído por uma cabaça rodeada por miçangas (que podem ser de materiais diversos), ligadas por uma espécie de rede. Quando o executante as raspa contra a superfície da cabaça, produz o seu som característico. O afoxé moderno tem uma configuração e materiais diferentes da tradicional tornando-se mesmo mais resistente do que as cabaças naturais.


 

Agogô: instrumento do tipo idiofone, também de origem africana, que é constituído por duas campânulas de metal, percutidas por uma vareta do mesmo metal. O agogô de metal é utilizado nas danças de origem africana e similares, como capoeira e candomblé, por exemplo.


 

Atabaque: é um instrumento musical de percussão. O nome é de origem árabe - at-tabaq, ou "prato". É formado por um tambor cilíndrico, com uma das bocas coberta de couro. Para tocá-lo usa-se as mãos ou duas baquetas. É usado em conjuntos de percussão em ritmos brasileiros, tais como o samba e o axé music. No candomblé é considerado objeto sagrado.

 


Berimbau: um instrumento de corda, de origem angolana, este instrumento chegou ao Brasil através dos escravos angolanos. Um dos primeiros registros de um berimbau no Brasil foi realizado na alfândega do porto de Santos, em 1739. É o instrumento principal da tradicional capoeira. Normalmente é tocado por mestres ou capoeiras mais antigos. É utilizado para comandar as rodas, estabelecendo o ritmo das músicas e do jogo. O berimbau, junto com o canto do mestre, também dá a senha para o início e fim da brincadeira. Atualmente a arte de tocar o berimbau é utilizada inclusive para mostrar o conhecimento do capoeira.


 

Pandeiro: é um instrumento musical de percussão com rodelas duplas de metal enfiadas em intervalos ao redor de um aro de madeira. Pode ser tocado de forma a produzir som contínuo ou percutido com a palma da mão e os dedos. Muito difundido e utilizado por diversos povos, o pandeiro é considerado um instrumento muito antigo, encontrado na Índia e até junto aos egípcios em 1700 a.C., com função de instrumento marcador de ritmo e acompanhamento.


 

Reco-reco: instrumento idiófono, que produz som por atrito. A forma mais comum é constituída de um gomo de bambu ou uma pequena ripa de madeira com talhos transversais. A fricção de um pauzinho sobre os talhos produz um som de raspagem. Outro tipo é o chamado amelê baiano, constituído de uma pequena caixa de madeira com uma mola de aço estendida, quando a mola é friccionada por tampinhas de garrafa enfiadas em uma vareta de ferro.