ConcertinoPortal de pesquisa da música clássica

Os mais famosos compositores da linha do tempo

CHENG | SHENG

Última modificação : Segunda, 15 Dezembro 2014 17:30



Cheng ou Sheng (: ; Pinyin sheng) - Órgão de boca chinês

 

Em 2700 a.C., foi inventado, na China, o instrumento musical denominado cheng, que existe até hoje. É uma espécie de órgão portátil tocado pelo sopro da boca. Tem a forma de uma fênix, que os chineses consideram a rainha entre as aves. O cheng é dividido em 3 partes:

 

. Recipiente de ar

. Canudo de sopro

. Tubos de bambu.



Cheng 

Fonte da imagem: Wikimedia Commons

 

 

O recipiente de ar parece o bojo de um bule de chá. O canudo de sopro tem a forma de um bico de bule ou do pescoço de um cisne. A quantidade dos tubos de bambu variava, porém, a mais usada é a de 17, sendo que 4 deles não têm abertura para a entrada do ar, sendo, portanto, mudos e colocados somente por uma questão de estética. Na parte superior do recipiente de ar ou reservatório de ar, existem as perfurações onde são fixados os tubos de bambu. Em cada tubo, é colocado a lingueta ou palheta, para produzir o som. Este recipiente (espécie de cabaça) é abastecido constantemente pelo sopro do músico, que tampa, com as pontas dos dedos, os pequenos orifícios que existem na parte inferior de cada tubo, podendo até formar acordes. Em cada tubo de bambu, há um caixilho próprio para ser colocada a lingueta, presa por uma extremidade e solta na outra, que vibra livremente quando o ar comprimido a agita.

 

O cheng é o precursor do harmônio e do acordeão, pois foi o primeiro a ser idealizado e construído na família dos instrumentos de palheta. De acordo com a região que era usado, o cheng recebia nomes diferentes: schonofouye , hounofouye, tcheng, cheng, khen, tam kim, yu, tchao e ho. De acordo com o padre jesuíta Amiot, o cheng foi levado da China para São Petersburgo, na Rússia, onde Kratzenstein (Christien Theophile), doutor em filosofia, em medicina e professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Copenhague, nascido em Wernigerode, na Prússia, em 1723, examinou o instrumento e verificou que o seu agente sonoro era uma lâmina de metal que vibrava por meio do sopro, produzindo sons graves e agudos.


 

Vídeo


 

Artigos relacionados:

. Acordeão

. Harmônio




 

 

Fonte:

Wikipedia.org