ConcertinoPortal de pesquisa da música clássica

Os mais famosos compositores da linha do tempo

VIOLA BRASILEIRA

Última modificação : Sexta, 11 Março 2016 16:48



 

Existe em Portugal um instrumento de cordas unguladas (seis cordas duplas, todas de aço), muito popular, e que se conhece como Viola Braguesa, ou seja, viola de Braga (um distrito português da região do Minho), porque é lá que tradicionalmente o instrumento é mais difundido (como também no arquipélago dos Açores e na Ilha da Madeira).

 

Pois é esse, historicamente, o instrumento que, trazido por portugueses para o Brasil na época colonial, transformou-se aqui na nossa brasileiríssima viola brasileira, também chamada de viola caipira, ou simplesmente viola.

 

É um instrumento típico de nossas zonas rurais, tendo-se como de remota origem provençal. Tem forma semelhante à do violão e afinação muito variável. A que parece ser mais comum entre nós é mi-si-sol-ré-lá ou mi-si-sol-ré-lá-mi, conforme se usem cinco ou seis cordas (duplas).

 

Existem várias denominações diferentes para viola, utilizadas principalmente em cidades do interior: viola de pinho, viola caipira, viola sertaneja, viola de arame, viola nordestina, viola cabocla, viola cantadeira, viola de dez cordas, viola chorosa, viola de queluz, viola serena, viola brasileira, machete ou ligina.

 

A viola tem um som inconfundivelmente metalizado (principalmente quando ungulada), bem aberto e agudo, que costuma sugerir nostalgia, com nítido caráter "modinheiro", o que a configura como acompanhadora ideal para as nossas "modas" sertanejas (também chamadas de "modas de viola").

 

Uma característica que destaca a viola dos demais instrumentos é que o ponteio da viola utiliza muito as cordas soltas, o que resulta um som forte e sem distorções, se bem afinada. As notas ficam com timbre ainda mais forte pois este é um instrumento que exige o uso de palheta, dedeira ou principalmente unhas compridas, já que todas as cordas são feitas de aço e algumas são muito finas e duras.

 

Sua entrada na Música Clássica se deve ao compositor brasileiro contemporâneo Teodoro Nogueira (1913-2002), que é autor, pelo menos, de um interessante Concertino para Viola Brasileira e Orquestra e Câmara, e de Sete Prelúdios para Viola Brasileira (sendo seis, nos respectivos modos da viola).

 

 

 

Vídeo


 



 

 

Fontes:

. Sobre os Instrumentos Sinfônicos e em torno deles, José Alexandre dos Santos Ribeiro

Editora Record, 2005

. Wikipedia.org