ConcertinoPortal de pesquisa da música clássica

Os mais famosos compositores da linha do tempo

UKULELE

Última modificação : Sexta, 21 Novembro 2014 17:50



 

O ukulele é um instrumento de cordas com trastes semelhante a um violão de quatro cordas. Ele é comumente associado com o Havaí, onde seu nome traduzido é "pulga saltitante", mas o instrumento tem, de fato, suas raízes em Portugal.

 

 

Origens do ukulele

Três construtores de instrumentos portugueses chagaram ao Havaí em 1879 levando consigo instrumentos nativos portugueses, incluindo o cavaquinho, no qual se baseia o ukulele. Começaram a vender o novo instrumento, que rapidamente se popularizou. Era frequentemente usado em celebrações, até mesmo no jubileu do rei Kalakaua. Rapidamente o ukulele se tornou conhecido em outros países, quando uma moda de música havaiana estava em voga nos Estados Unidos no início do século XX.

 

 

Tipos de ukulele

Existem 4 tamanhos do instrumento: o soprano, o concertante, o tenor e o barítono. Cada um deles tem quatro cordas e um número variável de trastes - desde aproximadamente 14 no soprano a, pelos menos, 22 no barítono. Todos eles tem as quatro cordas em um intervalo de quarta. Entretanto, não existe uma afinação fixa para cada um deles e os instrumentistas sobem os descem a afinação que melhor se ajusta à música a executar.

 

Nos anos 1930-1940, o sucesso do ukulele se espalhou por toda a Europa. Ele se tornou particularmente bem sucedido como parte da tradição do music-hall e do teatro de variedades britânico, durante a Segunda Guerra Mundial.

 

 

Vídeo


 

 

 

 

Fonte:

Manual Ilustrado dos Instrumentos Musicais, Editora Irmãos Vitale