ConcertinoPortal de pesquisa da música clássica

Os mais famosos compositores da linha do tempo

CHALUMEAU

Última modificação : Terça, 19 Janeiro 2016 15:55



 

O chalumeau é um instrumento de sopro de madeira, e precursor da clarineta. Foi popular durante o período barroco. Hoje é usado apenas em conjuntos que usam instrumentos de época. Seu som aveludado deu nome ao registro grave da clarineta.

 

Em meados do século XVII, a flauta doce tornou-se um instrumento imensamente popular, mas tinha muitas desvantagens e a falta de volume de som não era a menor delas. A tentativa de superar essas falhas levou diretamente à criação do chalumeau. Ao invés de dividir a corrente de ar em uma borda afiada para induzir vibrações sonoras, o chalumeau usava uma palheta simples fixada em um bocal afilado. A palheta era agitada por uma corrente de ar que passava sobre ela, o que por sua vez fazia com que a coluna de ar contida no instrumento vibrasse.

 

Apesar das melhorias no volume de som, o chalumeau podia produzir com exatidão apenas um número limitado de notas em sua região grave. A chave de registro, operada pelo polegar, foi inventada por volta de 1700, especificamente para permitir o acesso às notas mais agudas. Um vínculo próximo entre o chalumeau e a clarineta é ainda mantido na terminologia: a extensão grave é referida como registro "chalumeau".

 

 

Vídeo


 

 

Artigo relacionado:


Clarineta





 

 

Fonte:

Manual dos Instrumentos Musicais, Editora Irmãos Vitale