ConcertinoPortal de pesquisa da música clássica

Os mais famosos compositores da linha do tempo

MOZART, JOHANN GEORG LEOPOLD (1719-1787)

Última modificação : Segunda, 14 Novembro 2016 14:52



 

ALEMÃO - ERA CLÁSSICA - C.550 OBRAS

 

Johann Georg Leopold Mozart (Augsburgo, 14 de Novembro de 1719 - Salzburgo, 28 de Maio de 1787). Compositor, professor de música e violinista.

 

Leopold nasceu em Augsburgo na Áustria em 1719, filho de Johann Georg Mozart e Anna Maria Sulzer. Casou-se com Anna Maria Pertl Mozart, tendo 7 filhos, mas só 2 sobreviveram, Maria Anna Walburga Ignatia e Wolfgang Amadeus Mozart, os outros morreram com menos de 1 ano de idade.

 

Em 1763 Leopold fez a primeira das muitas exibições bem-sucedidas e largamente divulgadas dos seus dois filhos talentosos: Wolfgang e Maria Anna (Nannerl). Ele apresentava-o a reis, príncipes, e outros membros da nobreza e do clero.

 

Leopold Mozart tornou-se violinista da corte do Arcebispo de Salzburgo, compositor da corte (1757) e segundo mestre de capela (1762). Seu tratado sobre a sua metodologia de ensino do violino, Versuch einer gründlichen Violinschule (A Treatise on the Fundamental Principles of Violin Playing), foi publicada coincidentemente no ano em que Wolfgang nasceu (1756). Esse tratado permaneceu por muito tempo como padrão de ensino e teve várias publicações e traduções.

 

Leopold compôs uma grande variedade de obras, sendo bastante conhecido em sua época principalmente na região da Alemanha. Suas composições incluem mais de 30 grandes serenatas; 12 oratórios; música para pantomimas; música turca (muito em voga na década de 1760); música contrapontística; 3 sonatas para pianoforte; música de igreja, divertimentos e trios para diversos instrumentos e um grande número de sinfonias e concertos, especialmente para flauta transversal, oboé, fagote e trompete. Sem falar das centenas de minuetos e outras danças populares do período.

 

Muito de sua obra se perdeu ou foi esquecida com o passar dos anos em razão da supervalorização das obras de seu filho Wolfgang.





 

 

Fontes:

Enciclopaedia Britannica (global.britannica.com)

Wikipedia.com