ConcertinoPortal de pesquisa da música clássica

Os mais famosos compositores da linha do tempo

SAMPLER

Última modificação : Sexta, 26 Dezembro 2014 16:52


 

Instrumento musical eletrônico

 

Como o sintetizador, o sampler teve uma enorme influência no curso da música eletrônica. Um sampler é um instrumento que pode gravar, armazenar e reproduzir breves partes de áudio - samples. Sob muitos aspectos, o mellotron pode ser considerado o primeiro exemplo de um sampler. Entretanto, o sampler realmente tomou forma com o desenvolvimento da tecnologia digital.

 

 

"SAMPLEAMENTO" DIGITAL

O "sampleamento" (sampling) digital é o processo no qual um sinal analogicamente gravado é analisado e transformado através de um conversor analógico-digital (ADC), em informação digital que pode ser facilmente armazenada, manipulada e reproduzida. Na reprodução, o processo é revertido e a informação digital passa através de um conversor digital-analógico (DAC) para recriar sua onda sonora original. Dois fatores influenciam a qualidade da amostra:

 

. Taxa de amostragem: a frequência com a qual o sinal analógico digital é medido. Obviamente, se leituras mais regulares são tiradas de intervalos menores, mais perto a versão digital estará do original. Em 1927, o físico e engenheiro Harry Nyquist (1889-1974) determinou que, para manter a fidelidade, a taxa de amostragem deveria ser pelo menos duas vezes a frequência do som sendo amostrado. O insucesso em fazê-lo resulta em aliasing - produção de artefatos de áudio indesejáveis.

 

. Resolução (bit depth): o bit depth de um sistema determina a resolução com a qual as amostras digitais são armazenadas.

 

 

FAIRLIGHT CMI

O Fairlight CMI (Computer Musical Instrument) foi o primeiro sampler digital disponível comercialmente. Seu nome se origina do serviço de hidrofólios do porto de Sydney e foi desenvolvido em 1979 pelos australianos Peter Vogel e Kim Ryrie. O Fairlight original era capaz de uma amostragem de 10 kHz, 9-bit, e tinha um VDU (video display unit) interativo no qual o usuário podia editar, ou mesmo desenhar, ondas sonoras com uma light pen (caneta de luz).

 

 

SAMPLING MUSICAL

Como sua contraparte americana, o NED (New England Digital) Synclavier, o Fairlight caiu em desuso, incapaz de competir com a onda crescente de samplers acessíveis, produzidos por companhias como a Ensoniq (Mirage), E-mu (Emulator), Sequential Circuits (Prophet 2000) e Akai (S900). Atualmente, muitos dos teclados sintetizadores workstation são baseados na tecnologia de sampling e vastas bibliotecas de samples pré-gravados de terceiros estão disponíveis. Porém, como muitos avanços na tecnologia musical, o mundo do sampling foi dominado pelos programas de computador.

 

A ampla disponibilidade de samplers no mercado de massa originou inúmeros desenvolvimentos de estilos e técnicas musicais - do gaguejante efeito disparador em "19", de Paul Hardcastle, aos loops de bateria no hip-hop e a utilização óbvia de frases musicais inteiras em novas composições.





 

 

Fonte:

Manual ilustrado dos instrumentos musicais, Rebecca Berkley...[et al.], organizador geral: Lucien Jenkins, Irmãos Vitale, 2009