ConcertinoPortal de pesquisa da música clássica

Os mais famosos compositores da linha do tempo

THEREMIN

Última modificação : Segunda, 22 Dezembro 2014 18:15


 

Instrumento eletrônico monofônico

 

O theremin (ou thereminvox) é um dos primeiros exemplos de instrumento puramente eletrônico, sendo o primeiro instrumento projetado para ser tocado sem contato físico.

 

O theremin foi inventado em 1919 pelo violoncelista e físico russo Lev Sergeivitch Termen (Leon Theremin, na versão ocidental). Foi demonstrado pela primeira vez em 1920 pelo próprio inventor e patenteado em 1928. Desenvolvido a partir de pesquisas sobre sensores de proximidade, o instrumento explora as propriedades da capacitância do corpo humano. Movimentos próximos a uma antena montada no instrumento causam mudanças no sinal de áudio. Um fenômeno similar pode ser observado quando alguém, movendo-se perto de uma antena de rádio ou TV altera sua recepção.

 

 

TÉCNICAS DE EXECUÇÃO

O theremin é um gabinete de madeira, contendo um alto-falante de frente para o público, do qual saem duas antenas - um círculo horizontal à esquerda e um mastro vertical à direita. Os movimentos da mão esquerda, em volta do círculo, alteram o volume, enquanto a mão direita é usada para controlar a altura do som, de acordo com a distância do mastro. Um bom senso de afinação e memória física são pré-requisitos para tocar o theremin. O instrumento emite um som monofônico contínuo, similar, em caráter, ao do violino.

 

O som etéreo, de outro mundo, desse instrumento peculiar pode ser ouvido em algumas gravações clássicas, incluindo a peça de Bernard Herrmann, de 1951, para o filme de ficção científica O Dia em que a Terra Parou, e a versão ao vivo de Whole Lotta Love, de Led Zeppelin.

 

 

Após a excitação dos interesses na América que sucederam o fim da Segunda Guerra Mundial, o theremim logo caiu em desuso entre os músicos mais tradicionalistas, principalmente porque foram inventados novos instrumentos eletrônicos, mais fáceis de tocar. Entretanto, um nicho de interesse no theremim persistiu, na sua maioria entre os entusiastas por eletrônica. Um desses entusiastas, Robert Moog, começou a construir theremins nos anos 50 e, em seguida, publicou vários artigos sobre a construção caseira do instrumento.

 

Desde o lançamento do filme Theremin: An Electronic Odissey em 1994, o interesse pelo instrumento cresceu novamente, principalmente pelos compositores contemporâneos.

 

 

Vídeos


http://youtu.be/W2u4767Ertk


http://youtu.be/w5qf9O6c20o





 

 

Fontes:

Manual ilustrado dos instrumentos musicais, Rebecca Berkley...[et al.], organizador geral: Lucien Jenkins, Irmãos Vitale, 2009

Wikipedia.org

Dicionário Grove de Música, Edição Concisa, Jorge Zahar Editor