ConcertinoPortal de pesquisa da música clássica

Os mais famosos compositores da linha do tempo

AVE MARIA

Última modificação : Terça, 24 Maio 2016 15:08


 

Giulio Caccini (ou Giulio Romano)

Roma/Tivoli, c.1545; Florença; 10 de dezembro de 1618

Música Antiga | c.80 obras

 

Ave Maria

 

O título "Ave Maria de Caccini" tem sido tema de vários debates e controvérsias.

 

Caccini foi um compositor do século XVI que vivia em Florença e um cantor extremamente talentoso. A música de Caccini que mais influenciou compositores posteriores foi a coleção de monodias e canções para voz solo e baixo contínuo, publicada em 1602, intitulada Le nuove musiche. A introdução a este volume é provavelmente a mais clara descrição de motivo e mais correta apresentação de monodia do seu tempo. Caccini compôs três óperas – Euridice (1600), Il rapimento di Cefalo (1600) e Euridice (1602), no entanto, a primeira continha música que não era da sua autoria (eram principalmente de Jacopo Peri). Adicionou ainda a música para um intermédio (Lo che dal ciel cader farei la luna) em 1589; e mais duas coleções de canções e madrigais, também intituladas Le nuove musiche, em 1602 e 1614.

 

Não restou nenhuma música para múltiplas vozes, no entanto, registros da época indicam que Caccini esteve envolvido com música policoral (antífona) por volta de 1610. Caccini foi predominantemente um compositor de canções para voz solo e com essa capacidade adquiriu muita fama. O mais famoso dos seus madrigais é “Amarilli, mia bella”.

 

Com relação à Ave Maria, ninguém sabe ao certo quem escreveu esta obra, principalmente devido ao fato de que ficou desconhecida até o século XX. Muitos acreditam que Vladimir Vavilov, um violonista e compositor russo bem pouco conhecido, gravou a Ave Maria em 1972 como sendo uma peça de um compositor anônimo. Mais tarde, um dos músicos que participou dessa gravação, o organista Mark Shakhin, atribuiu a Ave Maria a Caccini.

 

Independente da incerteza quanto ao compositor, e inegável a beleza desta obra.

 

 

Vídeo


 

 

 

 

FONTES BIBLIOGRÁFICAS:

Classic FM

http://www.classicfm.com/composers/giulio-caccini/music/ave-maria/#3UUodedVwV3ejYfo.97

Wikipedia.org

https://pt.wikipedia.org/wiki/Giulio_Caccini

Páginas acessadas em 13/07/2015

Dicionário Grove de Música, Edição Concisa - Edição Língua Portuguesa de 1994, Jorge Zahar Editor

Tradução e adaptações dos textos: Elza de Moraes Fernandes Costa