ConcertinoPortal de pesquisa da música clássica

Os mais famosos compositores da linha do tempo

Friedrich Gulda | 88 anos do nascimento

Última modificação : Quarta, 16 Maio 2018 13:42



 

FRIEDRICH GULDA

16/05/1930 *

(Viena, 16 de Maio de 1930 – Weissenbach, 27 de Janeiro de 2000)

 

Pianista e compositor austríaco. Teve destaque tanto nos meios eruditos quanto no jazz, sendo associado à Terceira Corrente (Third Stream).

 

Em 1982, Gulda juntou-se ao pianista Chick Corea. Em The Meeting (Philips, 1984), Gulda e Corea fazem improvisações misturando jazz ("Some Day My Prince Will Come" e a desconhecida "Put Your Foot Out", de Miles Davis) e música clássica ("Wiegenlied", de Brahms).

 

Certas práticas não ortodoxas lhe renderam a alcunha de "pianista terrorista". Gulda tinha um forte desprezo pelas autoridades como a Academia de Viena. Foi-lhe oferecido o prêmio "Beethoven Ring", pelas suas interpretações notáveis do compositor, mas Gulda recusou o prêmio. Chegou inclusive a fraudar a própria morte em 1999, reforçando o seu status de "criança rebelde".

 

Mesmo assim, Gulda é amplamente reconhecido como um dos mais proeminentes pianistas do século XX. Dentre seus alunos estão Martha Argerich e o maestro Claudio Abbado.


Expressou o desejo de morrer no dia do aniversário de seu compositor predileto, Mozart, o que de fato aconteceu em 27 de Janeiro de 2000, quando Gulda tinha 69 anos. Gulda está enterrado no cemitério de Steinbach próximo a Attersee, na Áustria.

 

 

Vídeo




 

Copyright © Concertino 

Todos os direitos reservados



 

AQUI VOCÊ ENCONTRA MAIS DATAS COMEMORATIVAS