FRÉDÉRIC F.CHOPIN (1810-1849)
POLONÊS – ERA ROMÂNTICA – 219 OBRAS
NOTURNO EM DÓ MENOR, OP. 48, Nº 1
Exilado pela revolução, abandonado pela amante, morrendo de tuberculose, mas sempre vestido com apuro, a frágil imagem de Chopin encaixa-se em todos os estereótipos do artista romântico. Primeiro poeta do piano, sua obra foi imediatamente popular e sempre transcendeu os caprichos da moda. Herói nacional, sua música anunciou a libertação de sua Polônia natal e continua a acompanhar homens de Estado à sepultura. A música para piano sofisticadamente elaborada de Chopin é reputada por seu lirismo, pureza e encanto delicado.
OS NOTURNOS
Noturno significa um canto livre da sua intimidade, por meio da qual conta uma história íntima que o músico não poderia exprimir de outra forma. Chopin baseou-se em um modelo próximo, os noturnos do irlandês Field, mas submetendo-os a tal modificação que apenas poderemos notar um vago parentesco entre os dois músicos. Nos últimos noturnos encontramos sonoridades e uma escrita pianística próximas do impressionismo.
Em Chopin, “noturno” significa um canto livre, por meio do qual conta uma história íntima que o músico não poderia exprimir de outra forma. “Noturno em Dó Menor, Op.48, nº1” - foi escrito em 1841.