LISZT, FRANZ (1811-1886)
HÚNGARO – ERA ROMÂNTICA – 749 OBRAS
Liszt pode ser considerado a figura central do movimento romântico. Ainda jovem, incendiou a Europa com seu assombroso talento ao piano. Aos poucos foi reconhecido como compositor, desenvolvendo o potencial do piano e o papel do pianista. Famoso tanto por sua vida quanto por sua música, trabalhou incansavelmente para promover a obra dos colegas, lecionando depois a gerações de pianistas e compositores. Encarnou o protótipo do moderno pianista de concerto, tocando de memória e fazendo os primeiros recitais solo, inclusive criando o termo.
Consolations, S.172 | Penseés poétiques
Número de catálogo:
S.171a ; LW.A111a (1ª versão)
S.172 ; LW.A111b (2ª versão)
Coletânea composta por 6 peças:
1ª versão, S.171b (1844–48):
Andante con moto (Mi maior)
Un poco più mosso (Mi maior)
Lento, quasi recitativo (Mi maior) [tema também usado na Hungarian Rhapsody Nº 1, S.244/1]
Quasi Adagio, cantabile con devozione (Ré♭ maior)
Andantino (Mi maior)
Allegretto (Mi maior)
2ª versão, S.172 (1849–50):
Andante con moto (Mi maior)
Un poco più mosso (Mi maior)
Lento placido (Ré♭ maior)
Quasi Adagio (Ré♭ maior)
Andantino (Mi maior)
Allegretto sempre cantabile (Mi maior)
Ano da composição:
1844–48 (1ª versão)
1849–50 (2ª versão)
Primeira publicação:
1850 (2ª versão)
1992 (1ª versão)
Estilo: Romântico
Instrumentação: piano solo.
As seis Consolações estão entre as obras para piano solo mais conhecidas de Liszt, por seu caráter expressivo e lírico. Essas pequenas peças levam o nome do poema de Charles Augustin Sainte-Beuve (1804-1869) – Les Consolations, de 1830. Elas foram compostas durante uma época bem atribulada na vida do compositor. sendo que em 1850 a versão final das seis miniaturas foi publicada pela primeira vez pela Wiener Urtext Edition.
CONSOLAÇÃO Nº3, EM RÉ BEMOL MAIOR
Composta em 1849, ano do falecimento de Frédéric Chopin, tem o andamento Lento plácido e é frequentemente executada como uma peça individual. Ela nos remete ao Noturno em Ré bemol Maior, Op.27 nº2 de Chopin, com seu bel canto eloqüente e suavidade de movimentos.
FONTE DE REFERÊNCIA:
IMSLP / Petrucci Music Library
Página acessada em 17/09/2015
Tradução: Elza Costa
Texto: Elza Costa