PIETRO MASCAGNI (1863-1945)
ITALIANO – ESCOLA NACIONALISTA ITALIANA - 60 OBRAS
CAVALARIA RÚSTICA
Melodramma em um ato
Ano da composição: 1889
Data da estreia: 17 de maio de 1890, Teatro Constanzi, Roma, Itália
Libreto: Giovanni Targione-Tozzeti e Guido Menasci, com base na peça de Giovanni Verga.
Importante compositor e regente da época, Mascagni é conhecido, sobretudo, como criador de óperas, embora também tenha escrito canções, peças para piano e música orquestral. Mascagni conquistou fama súbita quase por acaso: sem ele saber, sua mulher inscreveu a partitura de Cavalleria rusticana em um concurso de óperas em um ato, e venceu. A rápida popularidade internacional da obra levou outros compositores a criar óperas estilo verista - termo que se refere à descrição autêntica da vida cotidiana na obra de arte -, mas Mascagni nunca repetiria o sucesso.
Esta peça é baseada num conto de Giovanni Verga e aborda um caso de amor proibido, traição e vingança ambientado no interior da Sicília. Embora haja poucas novidades formais na ópera, Mascagni ateve-se ao formato padrão de árias e recitativos - sua originalidade reside na inserção da realidade cotidiana no mundo da ópera. Na tentativa de criar uma sensação de realismo, ele usou muito do linguajar vulgar na peça, adaptando-o à uma música singela e de apelo popular. A partitura estabelece o clima com um coro e um hino de Páscoa, mas logo as árias e os duetos passam a conduzir o drama. O solo mais conhecido é o de Santuzza, "Voi lo sapete, o mamma".
Mascagni e Leoncavallo
Nomes sempre associados, no fim do século XIX levaram o movimento literário italiano chamado verismo, ou "realismo", para a ópera, cada um deles com uma única obra memorável: Cavalleria rusticana, de Mascagni, e Pagliacci , de Leoncavallo. Essas duas breves óperas costumam ser apresentadas juntas.
Fontes:
Guia Ilustrado da Ópera Zahar
Guia Ilustrado da Música Clássica Zahar