FELIX MENDELSSOHN (1809 – 1847)
ALEMÃO – ERA ROMÂNTICA – 321 OBRAS
Violin Concerto, Op. 64
Título alternativo: Violin Concerto [No.2]
3 movimentos consecutivos (attacca):
Allegro Molto Appassionato
Andante
Allegro non Troppo.
Ano da composição: 1838 -16 de setembro de 1844; revisado em 1845
Primeira apresentação: 13 de março de 1845, em Leipzig: Saal des Gewandhauses
Ferdinand David, violino; Gewandhaus Orchestra, Niels Gade, regente
Primeira publicação: 1845 – Leipzig: Breitkopf und Härtel
Hofmeister's Monatsbericht (1845), p.98
Dedicatória: Ferdinand David
Estilo: Romântico
Instrumentação: violino (solista) e orquestra
2 flautas, 2 oboés, 2 clarinetas, 2 fagotes, 2 trompas, 2 trompetes, tímpanos, cordas.
Este famoso concerto foi a última obra orquestral de Mendelssohn e o último de seus três concertos para violino sendo um bom exemplo de como um sentimento romântico intenso pode estar perfeitamente combinado à clareza da forma clássica e a recursos restritos.
Devido a uma doença grave, Mendelssohn não pode reger seu amigo Ferdinand David na estreia, a 13 de março de 1845, e foi substituído por Niels W. Gade. A doença também o impossibilitou de assistir à apresentação, vindo a ouvir seu concerto somente a 03 de outubro de 1847 - um mês antes de seu falecimento -, executado pelo virtuose Josef Joachim.
A obra é inovadora sob vários aspectos. Fugindo da convenção, Mendelssohn permite que o violino apresente o memorável tema de abertura antes da orquestra. Esse passo influenciou a maioria dos compositores subsequentes. Ele também fez a inserção da cadência antes do retorno do tema principal em sua própria tonalidade, e não perto do final. Igualmente inovadora foi a forma como Mendelssohn uniu os três movimentos, sem pausas (attacca).
Fontes:
Guia Ilustrado Zahar da Música Clássica
IMSLP/Petrucci Music Library