Ernesto Júlio de Nazareth (Rio de Janeiro, 20 de março de 1863 – Jacarepaguá, 04 de fevereiro de 1934) foi um pianista e compositor brasileiro, considerado um dos grandes nomes do “tango brasileiro” ou simplesmente, choro.
“Seu jogo fluido, desconcertante e triste ajudou-me a compreender a alma brasileira”, disse o compositor francês Darius Milhaud sobre Ernesto Nazareth, carioca que fixou o “tango brasileiro” e outros gêneros musicais do Rio de Janeiro de seu tempo.
Estudou música com os professores Eduardo Madeira e Lucien Lambert. Intérprete constante de suas próprias composições apresentava-se como “pianista em salas de cinema, bailes, reuniões e cerimônias sociais. De
Deixou-nos 211 peças completas para piano. Suas obras mais conhecidas são:
“Apanhei-te, cavaquinho!”, “Ameno Resedá” (polcas); “Confidências”, Coração que sente”, “Expansiva”, “Turbilhão de beijos” (valsas); “Bambino”, “Odeon” e ”Duvidoso” (tangos brasileiros).
Ernesto Nazareth ouviu os sons que vinham da rua, tocados por nossos músicos populares, e os levou para o piano, dando-lhe roupagem requintada. Sua obra se situa assim, na fronteira do popular com o erudito, transitando à vontade pelas duas áreas. Em nada destoa se interpretada por um concertista, como Arthur Moreira Lima, ou um chorão, como Jacob do Bandolim. O espírito do choro estará sempre presente, estilizado nas teclas do primeiro ou voltando às origens nas cordas do segundo. E é esse espírito, essa síntese da própria música de choro, que marca a série de seus quase cem tangos-brasileiros, à qual pertence “Odeon”.
Em 1931, o compositor começou a manifestar problemas mentais que motivavam sua internação na colônia Juliano Moreira,
Artigos relacionados:
Ernesto Nazareth se torna Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO: Leia a notícia na íntegra
O site Ernesto Nazareth 150 Anos está trazendo a público pela primeira vez a tão esperada biografia que Luiz Antonio de Almeida escreveu sobre o compositor, ao longo de quase 40 anos. Leia a notícia na íntegra
O Cancioneiro de Ernesto Nazareth
Fonte da biografia:
Wikipaedia.org