ALEMÃO – MÚSICA MODERNA – 313 OBRAS
Stockhausen ganhou "status cult" graças a seu talento para a música e a publicidade. Apesar disso, suas proezas apresentam sérios inconvenientes: até mesmo seu Quarteto Helicóptero, no qual um quarteto de cordas toca em pleno voo em quatro diferentes helicópteros, mostra seu antigo fascínio pela música no espaço, o que o levou a sonhar com salas de concerto em que o som atinge o ouvinte de todas as direções.
Vida. Compositor alemão, Karlheinz Stockhausen nasceu em Mödrath, perto de Colônia, a 22 de agosto de 1928 e morreu em Kurten, a 05 de dezembro de 2007. Entrou em 1947 para a Escola Superior de Música de Colônia, passando a estudar composição com Frank Martin em 1950. Um ano depois, contando com a colaboração de Herbert Eimert, pode apresentar suas obras pelo rádio e no curso de música contemporânea
De regresso à Colônia, em 1953, fundou com Eimert o famoso estúdio de música eletrônica que, a partir de 1963, estaria sob sua direção. Empreendendo na universidade de Bonn (
Caracterização. Retomando inicialmente a trilha da criação musical de Webern, Stockhausen torna-se não só uma das principais personalidades contemporâneas na composição e teoria da música serial, como um dos mais ativos pesquisadores da vanguarda alemã, à qual tem contribuído com uma longa sucessão de novos recursos e perspectivas. Audacioso, mas sempre lúcido, conduz sua experiência para a organização do som e do ruído em novas dimensões, em busca da “estereofonia natural” que dispõe a música em movimento no espaço (Rummsik).
Menos preocupado com a tradição histórica da música do que com os elementos psicológicos e acústicos de sua criação, trabalha com o universo de possibilidades da eletrônica sem se descuidar de prevenir os riscos de mecanização da produção musical com uma abertura à criatividade co-autoral dos executantes. Stockhausen desenvolve seus efeitos de “estereofonia natural” na oposição intencional de “parâmetros” em que ora se contrastam diferentes andamentos, ora diferentes orquestras e música instrumental com música eletrônica. Mas também se volta para a criação aleatória, imprimindo-lhe impulso decisivo na composição de peças dispostas em fragmentos cuja ordem ou número a tocar dependem da ocasião e dos intérpretes.
Fonte: Enciclopédia Mirador Internacional