SERGEI SERGEIVICH PROKOFIEV (1891-1953)
RUSSO – MÚSICA MODERNA – 102 OBRAS
Uma das mais espirituosas criações do russo Sergei Prokofiev, a fábula musical "Pedro e o Lobo" foi composta em 1936 em apenas quatro dias. O espetáculo incluía, além da orquestra, também elementos cênicos, bonecos e um narrador para contar a divertida história do garoto que desobedece as ordens de seu avô e resolve perseguir sozinho o violento lobo que aterrorizava seu vilarejo.
Prokofiev visava ensinar às crianças a sonoridade de cada instrumento, tornando familiar a elas as partes componentes de uma orquestra clássica. Para isso, ele teve a ideia engenhosa de representar cada um dos personagens da fábula por diferentes instrumentos. Pedro, por exemplo, é representado por instrumentos de cordas, seu avô, pelo fagote, os caçadores pela percussão, o lobo pelas trompas, o gato pelo clarinete, o pato pelo oboé, e os pássaros pelas flautas.
Essa peça musical surgiu como uma encomenda feita pelas autoridades soviéticas a Prokofiev, visando aproximar as crianças da música clássica. "Pedro e o Lobo", por esse motivo, chama a atenção pela graça e leveza da composição.É uma história infantil contada através da música.
Estreou a 2 de Maio de 1936 pela Filarmônica de Moscou, sob a batuta do compositor. Ficou assim uma obra de destaque para o repertório de Prokofiev, que proporciona uma atração notável às crianças e aos adultos.
Cada personagem da história (Pedro, lobo, avô, pássaro, pato, gato e os caçadores) é representada por um instrumento diferente ou conjunto de instrumentos:
PEDRO - instrumentos de cordas
LOBO - trompas
AVÔ - fagote
PÁSSARO - flauta
PATO - oboé
GATO - clarinete
CAÇADORES - o tema é introduzido pelas Madeiras e os disparos são representados pelos tímpanos, tímbales e pelo bombo.
Apesar de sua finalidade primordial, o espetáculo encanta pessoas de todas as idades, e desde sua estreia já foi apresentado nos mais diversos palcos do mundo, com a narração feita também por diversos artistas famosos.
Vídeo
Fontes consultadas:
repertoriosinfonico.blogspot.com.br
wikipedia.org