BEETHOVEN, LUDWIG VAN (1770-1827)
ALEMÃO – ERA CLÁSSICA - 398 OBRAS
Sinfonia No.6 em Fá Maior, Op.68 ("Pastoral")
Movimentos: 5
I: Erwachen heiterer Empfindungen bei der Ankunft auf dem Lande (Allegro ma non troppo)
II: Scene am Bach (Andante molto moto, B♭ major)
III: Lustiges Zusammensein der Landleute (Allegro)
IV: Gewitter. Sturm (Allegro, F minor)
V: Hirtengesang. Frohe und dankbare Gefühle nach dem Sturm (Allegretto)
Ano da composição: 1808
Primeira apresentação: 22 de dezembro de 1808, em Viena
Theater an der Wien. Orchestra / Ludwig van Beethoven
Primeira publicação: Abril de 1809 - partes*; Maio de 1826 - partitura completa**
(*) Leipzig: Breitkopf & Härtel, Plate 1337
(**) Leipzig: Breitkopf & Härtel, Plate 4311
Dedicatória: F. J. von Lobkowitz e Graf A. von Rasumovsky
Duração média: 40 minutos
Estilo: Clássico
Instrumentação orquestral:
piccolo, 2 flautas, 2 oboés, 2 clarinetes (B♭), 2 fagotes, 2 trompas (F, B♭), 2 trompetes (C),
2 trombones, timpanos, cordas.
Esta sinfonia evoca a serena exaltação que sentimos em meio aos campos, riachos, árvores e pássaros; ela está impregnada de uma comunicação com tudo o que é natural e dado por Deus, ao ar livre. Existe um forte elemento religioso no sentimento de Beethoven pela natureza.
A ideia de uma sinfonia "pastoral", no contexto da obra pioneira de Beethoven como compositor sinfônico, indica seu envolvimento com o gênero popular da música ilustrativa, que seria chamada de "música de programa". Naturalmente, ele estava consciente de que o prestígio da música "absoluta" estava crescendo à medida que os escritores românticos alardeavam suas vantagens. Era como se Beethoven quisesse vencer ambos os lados musicais. Ele pretendia claramente que a obra fosse uma sinfonia programática, que explorasse o gosto atual pelas composições ilustrativas, mas ao mesmo tempo desejava elevar a literatura dessa música de programa, que fazia pouco mais do que imitar os efeitos sonoros de batalhas, paisagens, tempestades, viagens marítimas e uma série de assuntos similares.
Beethoven deu a cada movimento um título específico, fazendo referência aos sons dos elementos naturais e humanos na natureza: pássaros (citados especificamente na pauta do movimento lento), a tempestade que interrompe a dança dos camponeses, e os músicos campestres, cuja presença é evocada no primeiro movimento, o scherzo, e no finale.
Movimentos:
. Allegro ma non troppo (em forma-sonata) - "O Despertar de sentimentos alegres diante da chegada ao campo"
. Andante molto moto - "Cena à margem do riacho". Este movimento é famoso pela imitação dos pássaros que aparecem na coda - o rouxinol (flauta), a codorna (oboé) e o cuco (duas clarinetas) - todos nomeados na partitura, um ponto sobre o qual Beethoven escreveu uma anotação enfática a seu copista no manuscrito
. Allegro - "Alegre reunião dos camponeses"
. Allegro - "Tempestade"
. Allegretto - "Canção dos pastores. Sentimentos de alegria e gratidão depois da tempestade".
A narrativa explícita sugere a experiência de um protagonista abstrato, ou de um observador na natureza.
Fontes:
. "Beethoven - A Música e a Vida", Lewis Lockwood
. IMSLP/Petrucci Music Library
. Wikipedia.org