WEBER, CARL MARIA VON (1786-1826)
ALEMÃO – ÓPERA ROMÂNTICA – 306 OBRAS
DER FREISCHÜTZ
Ópera romântica em três atos
Ano da composição: 1817-1821
Estreia mundial: 18 de junho de 1821, Schauspielhaus, Berlim
Libreto: Johann Friedrich Kind, com base no conto folclórico alemão narrado por Johann August Apel e Friedrich Laun em Gespensterbuch (1811)
Inspirado na história folclórica de um homem que vende a alma por amor, essa arrojada obra-prima teve sucesso imediato na estreia em 1821. Logo seria traduzida para várias línguas entre elas o inglês, alemão, francês, húngaro, polonês e russo. Capturava toda a força diabólica das paixões e medos humanos. Vários compositores, incluindo Wagner, foram profundamente influenciados por sua temática alemã e sua brilhante orquestração. No cerne dramático dessa ópera estão temas universais: a luta entre o bem e o mal, a providência e o acaso, os sonhos e a realidade, o amor e a morte. Apresenta também encantadores solos, canções tradicionais e coros arrebatadores. Mas algumas de suas passagens musicais mais impressionantes, inclusive a abertura, são instrumentais.
A satânica música da tempestade da cena do Vale do Lobo que encerra o Ato II perturbou os primeiros espectadores. Os médicos que os trataram falavam de uma até então desconhecida Freischützfieber ("Febre do Freischütz").
Papeis principais:
Uma floresta da Boêmia, no século XVII
. Ottokar, barítono - Príncipe da Boêmia
. Kuno, baixo - Chefe dos guardas florestais
. Kaspar, baixo - Primeiro caçador
. Max, tenor - Segundo caçador
. Kilian, barítono - Um aldeão rico
. Agathe, soprano - Filha de Kuno
. Ännchen, soprano - Prima de Agathe
. Eremita, baixo - Um religioso da floresta
. Samiel, papel falado - O caçador negro.
Fonte:
Guia Ilustrado da Ópera Zahar