GEORGE FRIEDRICH HÄENDEL (1685-1759)
ALEMÃO/INGLÊS – ERA BARROCA – 487 OBRAS
Ano da composição: 1741 (término: 14/09/1741)
Estreia mundial: 13 de abril de 1742
Dublin: New Music Hall, Fishamble Street
Libretista: Charles Jennens (1700-1773)
Idioma: Inglês
Estilo: Oratório Barroco
Instrumentação:
Vocal: Solistas (2 sopranos, alto, tenor e baixo); Coro misto
Orquestra
Movimentos: 3 partes e 53 seções
Em 1741, Haendel recebeu um convite do Lord Lieutenant da Irlanda para ajudar a levantar fundos para três instituições de caridade de Dublin através de apresentações musicais. Embora doente nessa época, Haendel estava determinado a compor um novo oratório sacro para a ocasião, e pediu a Charles Jennens, seu libretista em Saul e Israel in Egypt, um tema apropriado. Jennens respondeu com uma série de versículos do Velho e Novo Testamentos arranjados num "argumento" em três partes (como ele o descreveu). O resultado foi o mais conhecido e amado oratório de Haendel.
O texto suscitou controvérsia, com jornais ponderando sobre sua natureza "blasfema". O produto acabado, contudo, teve outra receptividade, sendo elogiado em Berlim e depois em Londres. Haendel fez várias revisões subsequentes, incluindo uma versão criada para o Thomas Coram´s Founding Hospital em 1754. Ainda eterno favorito, hoje em dia a maioria dos eventos natalinos inclui apenas a primeira parte e o Aleluia (Hallelujah) da parte II.
Fontes:
Guia Ilustrado da Música Clássica Zahar
IMSLP/Petrucci Music Library