WAGNER, RICHARD (1813-1883)
ALEMÃO – ÓPERA ROMÂNTICA – 43 OBRAS
Ópera em três atos
Data da composição: 1845-1848 (revisões 1847-1852; 1861; 1875)
Estreia: 28 de agosto de 1850, Teatro da Corte do Grão-Ducado, Weimar, Alemanha
Libreto: Richard Wagner
Situa elementos romanescos arturianos e sobrenaturais no reino histórico de Henrique I da Saxônia (876-936), numa ópera híbrida. Os personagens são fortemente caracterizados - como Ortrud, à semelhança de Lady Macbeth - e o coro, reagindo à ação conforme a trama se desdobra, muitas vezes lembra o coro da tragédia grega. O trecho mais executado sempre foi o "Coro Nupcial", "Treulich heführt", que abre o Ato III, embora Wagner achasse que ele perdia a força dramática destacado da ópera. Toda modelada em música sinfônica, Lehengrin costuma ser vista como uma primeira obra-prima e um passo importante na direção do ciclo wagneriano do Anel.
Wagner estava exilado na Suíça quando Lohengrin estreou em Weimar. Chegou a planejar uma travessia clandestina da fronteira para comparecer disfarçado à récita, mas acabou passando a noite numa taberna de Lucerna chamada O Cisne.
A estreia de 1850
Wagner compunha Lohengrin quando a revolução de 1848 na França sacudiu a Europa. Ele esperava que a estreia fosse em Dresden, mas suas obras foram proibidas nos principados alemães devido à sua participação na revolta nessa cidade em 1849. De Zurique, onde estava exilado, Wagner apelou ao amigo Franz Liszt, também compositor e regente, que por fim conseguiu programar a estreia de Lohengrin em Weimar em 1850, contando com as anotações de Wagner para reger a orquestra.
Papeis principais:
Antuérpia e proximidades, no reinado de Henrique I da Saxônia
. Lohengrin, tenor - Cavaleiro do Graal, filho de Parsifal
. Elsa de Brabante, soprano - Rejeita o pedido de casamento de Frederico
. Conde Frederico de Telramund, barítono - Acusa Elsa de fratricídio
. Ortrud, soprano - Sua mulher, uma feiticeira
. Rei Henrique o Passarinheiro, baixo - Prepara a guerra
. O arauto rei, barítono.
Fonte:
Guia Ilustrado da Ópera Zahar