ConcertinoPortal de pesquisa da música clássica

Os mais famosos compositores da linha do tempo

BUXTEHUDE, DIETRICH (c.1637-1707)

Última modificação : Quarta, 23 Julho 2014 17:41


 

DINAMARQUÊS - ERA BARROCA - 275 OBRAS

 

Vida. Compositor germano-dinamarquês, Diderik (em alemão Dietrich) Buxtehude nasceu em Helsingor em c.1637 e morreu em Lübeck a 09 de maio de 1707. Pouco se sabe sobre sua formação musical, provavelmente orientada pelo próprio pai, que era organista. Também como organista Buxtehude vai aparecer na Marienkirche (igreja de Santa Maria), em Lübeck (1668), obtendo enorme sucesso.

 

Projeção. Mas a atividade decisiva para sua glória foi a promoção das Abendmusiken (1673) - concertos realizados nas noites de domingo, por ocasião das festas do Advento. A igreja de Santa Maria tornou-se o centro de atração de todos os músicos e compositores da Alemanha. O próprio J.S.Bach andou de Arnstadt para Lübeck atraído por esses concertos, nos quais a música de Buxtehude certamente figurava com frequência. A influência dela foi considerável, alcançando todo o norte da Europa.

 

Atualmente são feitos intensos estudos musicológicos sobre a obra de Buxtehude. A que foi escrita para órgão - fugas, chaconas - já se tornou habitual nas salas de concerto. Através dela cada vez mais se conhece a imaginação estranha e sombria e o alto virtuosismo desse precursor de J.S.Bach. E quando se retirou das atividades artísticas, foi Bach quem quase lhe sucedeu nos Abendmusiken de Lübeck.

 

Especialmente em suas obras vocais sacras e em sua música para órgão, Buxtehude representa o clímax da escola do norte da Alemanha do século XVII, tendo exercido influência muito significativa sobre Bach.

 

Obras.

Música vocal - mais de 100 obras sacras: em latim e alemão, partituras corais, árias, cantatas; 10 obras seculares.

 

Música para órgão - mais de 40 partituras corais (prelúdios, fantasias, variações); 2 chaconnes, passacaglia; mais de 40 prelúdios, canzonas, toccatas, fugas.

 

Outras músicas para teclado - 19 suítes; 6 conjuntos de variações, incluindo La Capricciosa.

 

Música de câmara - c.21 sonatas.

 

 

 

 

Fontes:

Enciclopédia Mirador Internacional

Dicionário Grove de Música, Edição Concisa Zahar