ConcertinoPortal de pesquisa da música clássica

Os mais famosos compositores da linha do tempo

MASCAGNI, PIETRO (1863-1945)

Última modificação : Sexta, 02 Janeiro 2015 17:13



 

ITALIANO - ESCOLAS NACIONAIS - ITÁLIA - 60 OBRAS

 

(Livorno, 07 de dezembro de 1863 - Roma, 02 de agosto de 1945)

 

Importante compositor e regente da época, Mascagni é conhecido, sobretudo, como criador de óperas, embora também tenha escrito canções, peças para piano e música orquestral. Fez súbito sucesso com Cavalleria rusticana, hoje lembrada como a primeira ópera verista (realista), mas que ofuscou o restante de sua produção, como a comédia lírica L´amico Fritz.

 

 

Filho de um padeiro, cursou direito antes de se mudar para Milão a fim de estudar no Conservatório, que deixou três anos depois para ser diretor de ópera. Após sucessos menores, a fama veio de repente, quando Cavalleria rusticana ganhou o prestigioso Concurso Sonzogno. Embora tenha composto cerca de 15 óperas, todas bem acolhidas, nenhuma teve a popularidade de Cavalleria rusticana.

 

Mascagni é frequentemente citado como o primeiro compositor da ópera verista, termo que se refere à descrição autêntica da vida cotidiana na obra de arte; mas escreveu em vários estilos e formas, como a comédia, e algumas de suas obras são despudoradamente populistas no tom. Sua reputação ficou um pouco manchada por seus estreitos laços com o regime de Mussolini.

 

 

 

 

 

Fonte:

Guia Ilustrado da Música Clássica Zahar