ConcertinoPortal de pesquisa da música clássica

Os mais famosos compositores da linha do tempo

Music I

Última modificação : Sexta, 09 Janeiro 2015 17:35



 

Em 1958, nos Estados Unidos, o compositor Max Mathews (1926-2011), que é especialista em computação, cria o primeiro de uma série de programas de síntese digital acústica, para o Computador IBM 704, nos laboratórios da Bell Telephone. Esse programa recebeu de Mathews o nome de "Music I": era a inserção do computador - e, portanto, da informática - na Música.

 

Na verdade, o computador eletrônico, que é o "grande totem" da passagem para o terceiro milênio da era cristã, vem tendo, pelo menos, três tipos do que podemos chamar de utilidade paramusical: o processamento exato do cálculo dos pormenores que devam ser incluídos em uma partitura; o armazenamento de dados na "memória"; a produção digital dos sons.

 

Com o Music I, de 1958, Max Mathews iniciou uma série de reprocessamentos digitais, que vão até o Music V, que é de 1967. Mas é preciso registrar a precedência histórica do compositor também norte-americano Lejaren Hiller (1924-1994), que, em 1956 (dois anos antes, portanto, do Music I de Mathews), ao tempo em que trabalhava na Universidade de Illinois, criou aquela que se tem como a primeira composição programada digitalmente: trata-se de "Illiac Suite", cujo título registra a marca do computador usado em sua criação.

 

Posteriormente, como professor de Composição da Universidade Estadual de Nova York em Buffalo, Hiller comporia outras peças através do computador, dentre as quais se destaca uma "Computer Cantata", de 1963.

 

Quanto a Mathews, é importante informar que todo o seu trabalho com música computadorizada está registrado em, pelo menos, duas obras teóricas de sua autoria: o livro The Technology of Computer Music [A Tecnologia da Música Computadorizada] (The MIT Press - Cambridge, Massachusets, 1969) e um artigo no nº 268/69 da Revue Musicale de Paris, intitulado "Le Studio de Sons Electroniques des Annés 70" (1971).

 

 

MUSIC-N

Termo que se refere a uma série/família de programas de música computadorizada e sua linguagem de programação que descendem ou foram influenciadas pelo programa criado por Max Mathew em 1957, na Bell Labs:

. MUSIC II, MUSIC III, MUSIC IV - todos desenvolvidos na Bell Labs.

. MUSIC IV-B - desenvolvido na Princeton University para ser executado em um computador IBM.

. MUSIC IV-BF - reescrito em FORTRAN.

. MUSIC V - último da série da Bell Labs.

. MUSIC 360 e MUSIC 11 - escrito por Barry Vercoe no MIT, descendente do MUSIC IV-BF.

. CSOUND - descendente do MUSIC 11 e muito usado atualmente.

. CMIX/REAL-TIME - criado por Paul Lansky, Brad Garton, entre outros.

. CMUSIC - criado por Richard Moore.

. STRUCTURE AUDIO ORCHESTRA LANGUAGE (SAOL) - o qual é parte do MPEG-4 (padrão de áudio), criado por Eric Scheirer.

 

 

Vídeo relacionado:

 

Illiac Suite, Lejaren Hiller

 

 





 

 

Fontes:

. Sobre os instrumentos sinfônicos e em torno deles, José Alexandre dos Santos Ribeiro, Editora Record

. Wikipedia.org