LUDWIG VAN BEETHOVEN (1770 – 1827)
ALEMÃO – ERA CLÁSSICA –398 OBRAS
Ah! perfido' - 'Per pieta', Op. 65 - Ária para soprano e orquestra
Tonalidade: Dó maior
Movimentos: 1
Ano da composição: 1796
Primeira apresentação: 21 de outubro de 1796, em Leipzig (embora seja possível que tenha acontecido na cidade de Praga). Com Josepha Duschek
Estreia vienense: 22 de dezembro de 1808, Theater an der Wien, em um concerto memorável, juntamente com a Quinta e Sexta Sinfonias, o Concerto nº 4 para piano, dois excertos da Missa em Dó e a Fantasia para piano, orquestra e coros, Op. 80.
Primeira publicação: 1805 (partitura vocal)
Libretista: Metastasio (1698-1782)
Idioma: Italiano
Dedicatória: Condessa Josephine von Clary Clam-Gallas
Estilo: Clássico
Instrumentação: solo vocal com orquestra
Soprano
flauta, 2 clarinetes, 2 fagotes, 2 trompas, cordas.
Foi em 1796 que Beethoven escreveu a ária de concerto Ah! perfido (c.13 min.), para a soprano Josepha Dusckek a quem W.A.Mozart já havia dedicado duas árias: Ah, lo previdi! (KV 272) e Bella mia fiamma (KV 528). Para escrever a obra, Beethoven utilizou versos de Pietro Trapassi (1698-1792), Aschille in Sciro. Trapassi era poeta da corte em Viena (1729-1782) e usava o pseudônimo Pietro Metastasio. A peça começa com um recitativo seguido por uma ária, em que a donna abbandonata exprime a sua fúria e o seu desgosto, quer de forma melancólica quer virtuosística (aria cantabile e aria di bravura).
Em termos musicais, o compositor utiliza um estilo muito mozartiano, incluindo vários contrastes súbitos, sendo que Donna Elvira, da ópera Don Giovanni, de Mozart, é muitas vezes evocada em termos de comparação.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
http://www.hyperion-records.co.uk/tw.asp?w=W8114
Páginas acessadas em 02/03/2015
Tradução: Elza Costa