ANTONIO CARLOS GOMES (1836-1896)
BRASILEIRO - ROMANTISMO
QUILOMBO: QUADRILHA BRASILEIRA SOBRE O MOTIVO DOS NEGROS
Data da composição: c.1854-1858
Composta de 5 partes, em compasso 6/8 e 2/4, alternadamente:
. Cayumba
. Bananeira
. Quingombô
. Bamboula
. Final.
Pequena suíte para piano onde Carlos Gomes rende sua homenagem aos quilombos existentes em sua época na região de Campinas, usando títulos alusivos aos hábitos dos escravos. O compositor, mais uma vez, manifesta o seu forte impulso nacionalista mesclando tradição folclórica, nativismo e urbanidade.
Cayumba:
. Tonalidade: Sol maior
. Compasso 2/4
. Dança dos Negros, similar à peça, homônima, composta em 1857, com caráter mais simplificado.
Bananeira:
. Tonalidade: mi menor
. Compasso:2/4
. Bananeira: nome que designa um dos golpes utilizados na capoeira.
Quingombô:
. Tonalidade: lá menor
. Compasso 6/8
. Quingombô: um dos nomes que pode ser usado para designar o quiabo, comida típica dos escravos.
Bamboula:
. Tonalidade: Ré maior
. Compasso: 2/4
. Bamboula: possivelmente o mesmo que bambula, nome de uma dança praticada pelos negros. Também, espécie de banza (guitarra) feita de bambu, com a qual os negros acompanhavam a dança.
Final:
. Tonalidade: Sol maior
. Compasso: 2/4
. Tem caráter de dança de salão para um encerramento festivo.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
Artigo de Marco Padilha "Quilombo: quadrilha brasileira sobre o motivo dos negros"
Fonte original do artigo: Saráo - Memória e Vida Cultural de Campinas, Volume 1, Número 3, Novembro de 2002
http://www.centrodememoria.unicamp.br/sarao/revista03/PDF/sarao_musica.pdf